Portugal ocupa o extremo oeste da península Ibérica e faz fronteira com uma única nação, a Espanha. Compreende também os arquipélagos de Açores e Madeira. A extensa costa para o oceano Atlântico, de quase mil quilômetros, explica a vocação marítima do povo português. Sua capital, a antiga cidade portuária de Lisboa, situa-se no delta do rio Tejo. O país formou um vasto império colonial – do qual fizeram parte o Brasil e porções da África e da Ásia – responsável pela difusão da língua portuguesa pelo mundo. Sua última possessão ultramarina, Macau, foi devolvida aos chineses em 1999.
Grupos étnicos e religião
A população é constituída basicamente pelo tipo mediterrâneo, tanto no continente quanto nos arquipélagos dos Açores e Madeira. No início de 2000, havia cerca de 207.607 residentes estrangeiros legalizados em Portugal (2% da população total), sendo cerca de 94.000 provenientes dos países africanos de língua portuguesa (a maioria de Cabo Verde), 61.715 da União Européia, 22.000 do Brasil, 14.000 do Reino Unido e 12.000 da Espanha. Destaca-se a entrada de imigrantes da Europa Oriental, especialmente, ucranianos, russos, moldávios e letões. Além desses, estima-se que existam mais de 200.000 residentes de forma ilegal em Portugal, número, porém, que deve ter diminuído bastante nos últimos anos, em virtude de processos de legalização levados a cabo pelas autoridades portuguesas. A religião predominante é o cristianismo (97%), existindo, ainda, minorias protestantes, judaicas, islâmicas e hindus.
Regimes especiais
A importação portuguesa de várias mercadorias é beneficiada pela isenção ou redução de direitos aduaneiros, de acordo com diversos regulamentos da União Européia. Os exportadores brasileiros poderão obter informações sobre essas mercadorias junto ao Setor de Promoção Comercial (SECOM) da Embaixada do Brasil em Lisboa ou à Divisão de Informação Comercial (DIC) do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília.
Os empresários que pretendem colocar seus produtos no mercado português poderão aproveitar as vantagens proporcionadas ao Brasil, no âmbito do Sistema Geral de Preferências (SGP), da União Européia.
Tarifas e regulamentação de importação
Os exportadores brasileiros poderão obter informações sobre tarifas e regulamentação de importação junto à Divisão de Informação Comercial (DIC) do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, ou ao Setor de Promoção Comercial (SECOM) da Embaixada do Brasil em Lisboa.
Informações atualizadas sobre o regime tarifário e a regulamentação de importações em Portugal são fatores importantes para o sucesso da proposta de venda. O importador português é normalmente minucioso e, como todo o comerciante busca obter maiores vantagens possíveis nas negociações. Conhecer o valor dos direitos aplicáveis a seu produto poderá ser de grande valia para o exportador brasileiro fixar o preço final.
Canais de Distribuição
O mercado português caracteriza-se pela intensa concorrência entre fornecedores estrangeiros. Desse modo, a escolha do canal mais apropriado para introduzir o produto brasileiro nesse mercado é de primordial importância. Para grande parte dos produtos manufaturados, os importadores-atacadistas, com rede de distribuição própria, serão os mais indicados. A designação de agentes é recomendável, em especial, para bens de capital, bens de consumo durável ou produtos intermediários. Nesses casos, recomenda-se verificar possibilidade de estocagem de pequenas quantidades ou de algumas unidades para fins de demonstração.
No caso da introdução de novos produtos no mercado português, os canais de distribuição mais convenientes são supermercados (ou suas centrais de compras) e importadores-atacadistas, principalmente para produtos alimentícios e manufaturados leves. Para os manufaturados em geral, é conveniente observar algumas outras recomendações:
a) prontas respostas a consultas;Promoção de produtos
b) preços cotados preferencialmente CIF, em dólares norte-americanos;
c) preços estáveis, na medida do possível;
d) estimativa de prazo de transporte, com indicação de custos de frete aéreo alternativo;
e) cumprimento dos prazos de entrega;
f) observância de especificações de quantidade e qualidade constantes dos contratos; e
g) assistência efetiva após a venda.
Às empresas brasileiras que pretendem comercializar seu produto em Portugal recomenda-se realizar estudo de mercado, para contemplar a promoção de produtos nas suas mais variadas vertentes. A consulta às empresas de índices de audiência dos veículos publicitários permitirá a adequação da estratégia de promoção da empresa ao mercado português.
O recurso de feiras e exposições setoriais representa, igualmente, meio eficaz de promoção, no momento em que o produto apresente possibilidades de penetração no mercado.
As condições para a cobertura de custos promocionais pelas empresas exportadora e importadora deverão ser, em geral, estabelecidas em contrato de representação ou de agenciamento e dependerão de diversos fatores, tais como: nível de comprometimento da representação; prazo estabelecido no contrato; e cláusula de valores mínimos por períodos de tempo.
Embalagem e Rotulagem
Em Portugal, os produtos importados, com marcas de empresas portuguesas, devem conter, em seus rótulos, o nome do país de origem do fabricante. Os produtos farmacêuticos, fumo, pastas alimentícias, fertilizantes, vinhos, licores e alimentos contendo conservantes e corantes artificiais estão sujeitos a normas específicas de rotulagem. Os artigos têxteis e de couro e de vestuário têm de apresentar etiqueta, indicando o país de origem. Os artigos têxteis e de vestuário, fabricados com fibras diversas, devem indicar, na etiqueta, o percentual de cada uma na composição do tecido.
A Comissão Européia publica, periodicamente, documentos relativos à uniformização das disposições legislativas, regulamentares e administrativas dos Estados-membros relativas ao setor de embalagens de alimentos.
São várias as normas técnicas exigidas aos produtos em comercialização no mercado português. Porém, a uniformização destas normas é uma das principais preocupações da Comissão Européia. O Instituto Português da Qualidade é o organismo de notificação, responsável pela gestão da informação relativa às normas e regras técnicas.
Comércio Exterior
A partir de 1986, quando passou a integrar a União Européia, a economia de Portugal tornou-se mais diversificada e cada vez mais baseada em serviços.
Ao longo das últimas duas décadas, sucessivos governos privatizaram muitas empresas estatais e liberalizaram áreas chaves da economia, incluindo os setores financeiros e de telecomunicações.
O crescimento econômico do país foi superior ao da União Européia em grande parte da década de 90, porém diminuiu em 2001-2008. Atualmente o seu PIB per capita é de aproximadamente 2/3 da média da União Européia.
Um dos pontos fracos para o desenvolvimento da economia portuguesa tem sido o seu sistema educacional, que se constitui em um grande obstáculo para a inovação e para um maior crescimento da produtividade.
Por outro lado, Portugal tem sido cada vez mais ofuscado por produtores de baixo custo da Europa Central e Ásia e como alvo para investimentos diretos.
O déficit orçamental subiu para 6% do PIB em 2005, porém o governo reduziu o déficit para 2.6% em 2007- um ano antes do estabelecido em seu planejamento.
No entanto, o governo que enfrenta escolhas difíceis em suas tentativas de impulsionar a economia, que cresceu 0.9% em 2008, mantendo o déficit orçamentário dentro do PIB limite de 3% da zona do euro. (Fonte: CIA)
A seguir, apresenta-se os dados das exportações e importações de 2005, 2006 e 2007 referentes às relações comerciais entre Brasil e Portugal.
Relação Comercial Brasil x Portugal - Em US$ FOB | |||||
2007 | 2006 | 2005 | |||
Exportações | 1.804.831.442 | 1.468.460.024 | 1.021428.321 | ||
Importações | 341.069.687 | 312.597.420 | 232.271.011 | ||
Saldo | 1.463.761.755 | 1.155.862.604 | 789.157.310 | ||
Corrente de Comércio | 2.145.901.129 | 1.781.057.444 | 1.253.699.332 |
Fonte: MDIC/SECEX
Fonte: MDIC/SECEX
Dentre os estados que mais relacionaram-se com Portugal no período 2008 estão o Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, como podemos observar nos gráficos abaixo.Fonte: Aliceweb
Fonte: Aliceweb
Balança Comercial Brasil - Portugal / 2008 Valores em US$ FOB | ||||
Mês | Exportação | Importação | Saldo | Corrente de Comércio |
JAN | 168.521.931 | 33.120.287 | 135.401.644 | 201.642.218 |
FEV | 102.901.402 | 45.228.922 | 57.672.480 | 148.130.324 |
MAR | 75.628.112 | 27.166.548 | 48.461.564 | 102.794.660 |
ABR | 190.103.832 | 26.808.432 | 163.295.400 | 216.912.264 |
MAI | 348.693.770 | 24.230.068 | 324.463.702 | 372.923.838 |
JUN | 93.402.209 | 57.499.433 | 35.902.776 | 150.901.642 |
JUL | 180.663.175 | 170.549.541 | 10.113.634 | 351.212.716 |
AGO | 92.464.829 | 34.830.312 | 57.634.517 | 127.295.141 |
SET | 131.727.610 | 39.510.501 | 92.217.109 | 171.238.111 |
OUT | 175.943.902 | 65.379.981 | 110.563.921 | 241.323.883 |
NOV | 64.768.839 | 51.490.112 | 13.278.727 | 116.258.951 |
DEZ | 81.976.064 | 34.870.540 | 47.105.524 | 116.846.604 |
Acumulado | 1.706.795.675 | 610.684.677 | 1.096.110.998 | 2.317.480.352 |
Recomenda-se ao exportador brasileiro que pretenda estabelecer contatos pessoais no mercado português, a preparação prévia de sua viagem e a consideração, entre outros, dos seguintes fatores:
a) os meses de julho a meados de setembro são desaconselháveis por coincidirem com o período de férias de verão;Como tratar de negócios
b) os principais feriados portugueses são 1º de Janeiro, 25 de Abril, 1º de Maio, 10 e 13 de Junho, 15 de Agosto, 5 de Outubro, 1º de Novembro, 1º, 8 e 25 de Dezembro; e
c) é indispensável fazer reserva de hotel, através de agências de viagem ou das próprias companhias de transporte aéreo.
- Portugal tem longa tradição de comércio internacional. A língua comum torna ainda mais fáceis as negociações com empresários portugueses. Esses, individualmente ou integrados em missões, deslocam-se freqüentemente ao Brasil, sendo, portanto, útil inserir, na correspondência com os mesmos, convite para que visitem a empresa brasileira exportadora.
- Em geral, os portugueses são tradicionais e conservadores, as pessoas e o relacionamento são mais importantes que o tempo;
- Marque encontros com antecipação. Seja pontual nas reuniões, embora talvez fique esperando. Em Lisboa e outros centros urbanos, as reuniões serão mais pontuais que nas pequenas cidades;
- Enfatize as vantagens pessoais ao fazer as apresentações ao seu interlocutor português. Limite a quantidade de dados;
- As negociações podem ser longas, com ritmo lento de concessões;
- As relações e influências pessoais são consideradas mais importantes que o conhecimento técnico;
- É aconselhável vestir-se de forma conservadora, principalmente as mulheres;
- As atividades sociais vinculadas aos negócios geralmente ocorrem em restaurantes. Durante as refeições, preocupe-se mais em construir o relacionamento do que com assuntos de negócios;
- Retribua os convites para almoçar ou jantar. Contudo, é considerado falta de cortesia dizer que você “deve” um convite ao seu interlocutor;
- Costuma-se usar títulos seguidos do sobrenome no contexto de negócios, embora ocasionalmente o primeiro nome venha depois do título;
- O relacionamento é bastante facilitado sobretudo levando-se em conta o idioma. O que existe são alguns termos com significado diferente, alguns bastante conhecidos, mas que não chegam a causar grandes dificuldades no relacionamento.
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